quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A CENTOPÉIA FAFINHA (Yaciara Nara – livro: estorinhas da vovó- Goiânia-GO)

FAFINHA É UMA CENTOPÉIA LINDA e gosta de passear no jardim, tomar sol e respirar o ar perfumado das flores. Um dia ela passou rebolando perto das roseiras, esbarrou na minhoca Dida e pediu desculpas, mas a resposta foi a seguinte:

- Não vou desculpar nada Fafinha, porque você sempre me machuca com esse monte de pés. Você parece um trem de ferro.

- E você minhoca Dida, além de feia é mole e fica se arrastando, vai caminhar e me deixa em paz.

- Como vou caminhar, se não tenho pernas e nem pés?

Naquele momento da discussão chegou a lagarta Zia e disse:

- Quero ser uma borboleta se vocês nunca mais brigarem...

- É a centopéia, ela provoca e maltrata os bichinhos indefesos, como eu, que nem pernas tenho! Noutro dia ela passou por cima da Joaninha, coitada, ela se assustou muito.

- Sabe Dida, o seu lugar é debaixo da terra e não em nosso território.

- Mas Fafinha, eu necessito de ar puro também, e além disso, quero ver as novidades daqui de cima...

Nesse instante a centopéia Fafinha ouve um ruído e vê um enorme sapo querendo engolir a minhoca Dida. Ela empurrou a coitada para dentro de um buraco e entrou também. Passou o perigo e as duas saíram do esconderijo, mas daquele dia em diante a centopéia Fafinha ficou sendo a melhor amiga da minhoca Dida. Elas aprenderam como é importante a amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário